COMPARAÇÃO DO PÓS-OPERATÓRIO EM CIRURGIAS ORAIS REALIZADAS COM BISTURI CONVENCIONAL E LASER DE ALTA POTÊNCIA. REVISÃO DE LITERATURA.

Flávio Halak de Oliveira Campos, Fernando Alves Vale, Antonio Abrunedo Illanes, Maria Stella Moreira, Karen Muller Ramalho

Resumo


Atualmente o laser de alta potência vem sendo empregado constantemente em cirurgias orais menores. Esse estudo tem como objetivo comparar, por meio de uma revisão de literatura, o pós-operatório em cirurgias oraisrealizadas utilizando-se o método convencional com lâmina de bisturi e diferentes lasers de alta potência como:CO2, Érbio, Diodo e Neodímio.As cirurgias em que as incisões foram realizadas com laser apresentaram vantagens para o paciente como menor dose de anestesia utilizada, menor inflamação, menor sangramento, menor trauma, menor dor e menor desconforto pós-operatório, além de vantagens para o operador, como melhor visualização do campo operatório, devido ao menor sangramento, e menor tempo cirúrgico. As únicas desvantagens da utilização do laser de alta potência em cirurgias orais são o alto custo de aquisição e manutenção dos equipamentos.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.